Aula 4- Roteiro
Neste capítulo vamos apresentar as características do que compõem um roteiro e uma primeira panorâmica do que é necessário para sua construção.
O que é Roteiro?
Uma descrição bastante direta e simples de roteiro é como “a forma escrita de qualquer projeto audiovisual” (Comparato, 1992).
Porém muito mais que uma representação de um formato – audiovisual – em outro, no caso, escrito, o roteiro é um guia para a realização de um vídeo, seja ele filme (curta ou longa metragem), propaganda, vídeo-aula, e toda sorte de finalidades que o formato possa ter.
Um roteiro pode ser mais que o guia de execução de um vídeo.
O roteiro é possível de ser utilizado para outras finalidade, por exemplo, em uma viagem, apresentação, para um trabalho escrito, indicação de um trajeto a ser percorrido, entrevistas, aulas presenciais, para um evento (casamentos), story-board para animações, histórias em quadrinhos, etc...
Roteiro não é literatura!
É comum ouvirmos comentários como: “O livro é muito melhor que o filme!”, e é mesmo...
Raramente um filme baseado em obra escrita supera a intensidade e beleza da boa literatura.
Por mais competente que o diretor, equipe técnica, atores e toda tecnologia disponível, mesmo assim é dificílimo conseguir transpor para uma tela tudo o que a mente humana de cada indivíduo que toma contato com um livro imagina e cria durante sua leitura.
São diversos filmes sendo construídos dentro da mente de cada leitor.
Por isso que roteiro não é literatura, não se escreve como literatura e nem se propõem a ser. Tem o objetivo de organizar o trabalho para sua execução, prevendo possíveis problemas e de forma proativa sugerindo soluções ...
Como fazer?
A internet hoje tem tudo o que se procura, mas nada substitui uma boa e original ideia e isso é um dos elementos principais de um bom roteiro!

Uma boa ideia contada de maneira original.
Então antes de começarmos os aspectos técnicos da manufatura de um roteiro é necessário pesquisar se aquilo que nos propomos a fazer já existe, se já foi realizado.
Esse exercício pode tomar um bom tempo, mas é crucial para o resultado final, pois pode prever problemas e percalços da produção.
Pro-atividade nunca é demais.
Se houver tempo, separe algumas boas horas para essa pesquisa!
Muito bem! Passado esse período de pesquisa e muito pensar sobre a originalidade e caminhos do roteiro podemos ir para o lado mais prático da construção de um roteiro.